Terça, 09 de Março de 2021
(61) 99300-9675
Saúde COVID-19

Todos os vírus da Covid no mundo caberiam numa lata de refrigerante

Os cálculos foram feitos por um matemático britânico para expor quanta devastação é causada por partículas de vírus minúsculas

14/02/2021 21h25
50
Por: Redação
Foto:Stock
Foto:Stock

Todos os vírus causadores da doença Covid-19 que circulam, neste momento, no mundo poderiam caber facilmente numa única lata de refrigerante. Os cálculos foram feitos por um matemático britânico para expor quanta devastação é causada por partículas de vírus minúsculas.

Recorrendo às taxas globais de novas infeções e estimativas da carga viral, Kit Yates, o especialista matemático da Bath University, percebeu que há cerca de dois quintiliões de partículas de vírus SARS-CoV-2 circulando no mundo.

Sobre os passos que tomou para fazer os cálculos, Kit disse ter usado o diâmetro do SARS-CoV-2 - que mede cerca de 100 nanômetros - e depois calculou o volume do vírus esférico.

Mesmo tendo em conta as proteínas 'espigadas' pelo novo coronavírus e o fato de que as partículas, por serem esféricas, iriam ter espaços entre si ao ficarem juntas, o total é na mesma menos do que uma lata de refrigerante (33cl).

"É surpreendente pensar que todos os problemas, a disrupção, as dificuldades e perda de vidas que ocorreram durante o último ano são causados por algo tão pequeno", disse o matemático em comunicado citado pela Reuters.

Quase 2,36 milhões de pessoas morreram desde o início da pandemia e houve mais de 107 milhões de casos confirmados em todo o mundo, dos quais pelo menos 66 milhões de pessoas já foram consideradas curadas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília - DF
Atualizado às 08h32 - Fonte: Climatempo
20°
Muitas nuvens

Mín. 18° Máx. 28°

20° Sensação
6 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (10/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (11/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias