Sábado, 27 de Fevereiro de 2021
(61) 99300-9675
Goiás PREFEITO

Carlinhos do Mangão denuncia ex-prefeita Sônia Chaves por graves irregularidades

A nova administração, que governará Novo Gama-GO pelos próximos quatro anos, acusa a ex-prefeita de Novo Gama – Sônia Chaves (PSDB) de ter entregado a Prefeitura em estado de abandono. O prefeito eleito Carlinhos do Mangão, disse que as dificuldades começaram a surgir no minuto do dia 1º de janeiro.

12/02/2021 10h18
59
Por: Redação Fonte: TudoOKNotícias
Carlinhos do Mangão denuncia ex-prefeita Sônia Chaves por graves irregularidades Fotos: Divulgação
Carlinhos do Mangão denuncia ex-prefeita Sônia Chaves por graves irregularidades Fotos: Divulgação

Por Josiel Ferreira / Jornalista

A nova administração, que governará Novo Gama-GO pelos próximos quatro anos, acusa a ex-prefeita de Novo Gama – Sônia Chaves (PSDB) de ter entregado a Prefeitura em estado de abandono. O prefeito eleito Carlinhos do Mangão, disse que as dificuldades começaram a surgir no minuto do dia 1º de janeiro. Ele classificou atos da gestão anterior [Sônia Chaves] como criminosos, que prejudicaram, gravemente, a Saúde dos moradores da cidade, mesmo em tempo de pandemia do Covid-19.

De pronto, Carlinhos conta que na verdade nem houve transição da gestão anterior para a atual. Um processo natural, mas não em Novo Gama-GO. O que houve, segundo gestor, foi uma formalização de documentos de acordo com a resolução do Tribunal de Contas do Município (TCM).

“Pegamos a prefeitura sucateada, as máquinas da prefeitura, por exemplo a Patrol e retroescavadeira faltam pneus, máquinas novas quebradas. Essa semana conseguimos colocar a frota na rua. As Faus de passeios com todos os documentos atrasados, IPVA 2018, 2019 sem pagar ainda. As estruturas dos postos de saúde, todas sucateadas – tem vídeos rolando nas redes sociais – chovendo dentro.”

No tocante à Educação, Carlinhos explica que se a volta às aulas fosse hoje o quadro seria medonho. “Temos nove escolas que não têm condições de receber um aluno por conta da precariedade.”

Em relação aos órgãos municipais como os de Transporte, de Saúde, o que “a gestão passada fez foi cometer crime”.

“Assumimos sem ter acesso a nenhum sistema do município, computadores travados, apagaram tudo, inclusive dos usuários da saúde. Temos mais de 160 acamados no município, que necessitam receber medicamentos em casa. Precisa de assistência em casa, de receber oxigênio. E quando assumimos não tínhamos mais esses dados nos computadores, porque estavam apagados. O cometeram foi um crime na Saúde”, desabafa o prefeito.

Recurso em caixa?

Carlinhos ressalta que a gestão anterior informou que havia deixado recursos em caixa. “Muito pelo contrário. Demoramos três dias para fazer a folha de pagamento e colocar a casa em ordem. Assumimos a prefeitura sem nenhum cargo comissionado. A maioria dos funcionários concursados se encontravam em licença-prêmio. Como tinha aquela estrutura de cargos considerada inconstitucional pelo TCM e pela Justiça.”

O prefeito atual, afirmou que a ex-prefeita de Novo Gama-GO, Sônia Chaves (PSDB) teve que fazer um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público para demitir todos os funcionários até 31 de dezembro de 2020 e criar uma nova estrutura. No entanto, aquela estrutura foi considerada inconstitucional.

“E como eles perderam a eleição, eles não mandaram (a nova estrutura), mandaram outra completamente desconfigurada. Os vereadores pediram vistas e não votaram. Quando assumimos foi sem direito de ter um comissionado. A prefeitura estava vazia, concursados, muitos com licença-prêmio porque tinha um decreto proibindo a licença-prêmio há mais de dois anos. Ou seja, eu tive que fazer um novo projeto, uma nova estrutura de cargos comissionados para encaminhar para a Câmara, em sessão extraordinária, para aprovar estrutura mínima para a gente trabalhar.”

Segundo Carlinhos, a prefeitura saiu de 857 cargos comissionados para 324 para poder começar a funcionar a máquina.

“Então, estamos tendo uma economia de quase R$ 1,5 milhão, só na folha nesses primeiros seis meses para poder aplicar nesses serviços essenciais. Já fizemos um decreto, revogando o decreto dela (Sônia Chaves), colocando todos para voltar a trabalhar”, ressaltou.

“Estamos trabalhando com a prefeitura enxuta, não utilizo farda da prefeitura,  combustível, celular, nem diária, nunca peguei uma diária. No momento eu quero trabalhar para poder enxugar a máquina, colocar a casa em ordem, não vou dizer que lá na frente eu não vou utilizar o carro. Até o momento eu uso o carro próprio, combustível meu e nunca peguei uma diária também”, concluiu.

Ações prioritárias

Em primeiro lugar a manutenção da área da saúde está no momento na mira da prefeitura como um todo. Em seguida a limpeza da cidade com mais de 70 mil habitantes, não tendo um hospital, um sistema público de saúde municipal que leva mais qualidade à população, pelo menos o básico, nos primeiros dias da administração, é levado à população.

“Isso nós estamos garantindo, foi uma das primeiras preocupações quando assumimos. No primeiro dia de governo, dia 1º de janeiro, toda a nossa equipe de saúde já estava trabalhando. Eu mesmo, 7h da manhã estava no posto 24h para acompanhar o atendimento”, disse Carlinhos.

Ele contou que tem ouvido que como houve o foco na saúde, nesse primeiro momento, todas as pessoas só fazem elogios no atendimento. E cuidar da cidade, dando atenção à iluminação, como troca de lâmpada, limpeza.

“Temos tomado cuidado também, além da questão da pandemia, da segunda onda do Covid-19, a preocupação no período chuvoso, após a chuva, é a questão da Dengue também, que está nos preocupando. Estamos trabalhando junto com a nossa equipe para poder levar qualidade de vida melhor para a nossa população”, detalhou o prefeito.

Metas para o ano

Neste ano a prioridade, segundo Carlinhos, estão na lista de prioridades a reforma de escolas, nos postos de saúde, construção de algumas quadras de esporte, além de trazer para o município o retorno do Vapt-Vupt para o atendimento essencial à população, que foi desativado na gestão passada.

“Estamos articulando, nesses primeiros seis meses, já tenhamos em funcionamento a unidade do Vapt-Vupt, além de trazer o Detran para o município.”

Quanto à questão da Segurança Pública de Novo Gama-GO, cujo planejamento consta do plano de governo, será instalada a Secretaria Municipal de Segurança Pública.

Carlinhos informou que ao assumir o mandado enviou projeto para a Câmara para criar nova estrutura e já foi aprovada a SMSP. A secretaria já foi criada e não foi inaugurada e não foram nomeados servidores, por causa de questões burocráticas,

“Em dois meses já estaremos com a Secretaria Municipal de Segurança Pública funcionando, além de valorizar a Guarda Municipal, que conta com 190 guardas, mais de noventa estão usando armas de fogo, com porte, equipamento. Estamos com 40 dias de governo, mas já demos treinamento para os guardas municipais. Além de oferecer cursos de capacitação.”

Pajero doada para Guarda Municipal

O prefeito eleito também disse que aproveitou um automóvel que o ex-prefeito utilizava juntamente com a esposa, uma Mitsubishi Pajero e fez a doação para Guarda Municipal, transformando o veículo em viatura.

Inclusive, já está pronta para uso com o intuito de valorizar os nossos guardas. Além disso, foram disponibilizados EPIs para os guardas municipais.

“Quero cuidar da Segurança Pública, juntamente com a Polícia Militar. Fizemos convênio com a PM para pagar horas extras nos momentos de folga. Recebemos o delegado regional do Entorno, Dr. Eduardo Rafael, junto como delegado titular daqui no sentido de firmar parceria com espírito de cooperação e possibilidade de ampliar o atendimento à população que tem delegacia que funciona de segunda a sexta, das 6h às 17h, sábados, domingos e feriados fica fechada. Vamos voltar com o atendimento ao município também”, complementou Carlinhos.

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Brasília - DF
Atualizado às 01h14 - Fonte: Climatempo
19°
Muitas nuvens

Mín. 18° Máx. 26°

19° Sensação
9 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (28/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (01/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias