Segunda, 18 de Janeiro de 2021
(61) 99300-9675
Brasília DEPUTADO

Claudio Abrantes assume a presidência da CAF

Deputado adianta a necessidade da modernização das cidades do DF e contenção do avanço e expansão das manchas urbanas

02/01/2021 12h00
87
Por: Redação Fonte: Da Assessoria de Imprensa
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

O Deputado Distrital Claudio Abrantes (PDT) assume a presidência da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF), da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), nesta sexta-feira (1/1). A efetivação do cargo ocorrerá em cerimônia realizada na Casa e transmitida via YouTube, em função das medidas de prevenção à transmissão do coronavírus. 

“Essa nova função dentro da Câmara Legislativa é uma honra para mim. A questão fundiária no Distrito Federal é de fundamental importância para o desenvolvimento da nossa capital, por isso entro nessa missão com foco e determinação”, disse o parlamentar, que fora escolhido para a presidência da CAF na sessão extra remota do último dia 15 de dezembro.

A Comissão de Assuntos Fundiários analisa matérias sobre parcelamento do solo e criação de núcleos rurais, normas de construção e mudança de destinação de áreas, habitação, direitos urbanísticos, bem como proposições ligadas ao plano diretor de ordenamento territorial e planos diretores locais, entre outros temas de natureza fundiária.

“A CAF trabalha com temas complexos, matérias que demandam estudos aprofundados. Além disso, são assuntos que mexem de maneira profunda e irreversível com a face do Distrito Federal, com seus moradores e com a própria natureza”, explicou o parlamentar.

Entre as matérias que deverão passar pela CAF no próximo biênio estão o Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (PDOT), o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub) e a Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos). 

“Um dos nortes que temos é a modernização das cidades do DF. A expansão das manchas urbanas, a ponto de espremer a população e comprometer a oferta dos serviços públicos é um dos desafios”, adianta o deputado distrital.

A presidência da CAF não é um território desconhecido para Claudio Abrantes. Ele já esteve à frente da Comissão nos anos de 2011 e 2012. Além do intenso trabalho pela organização fundiária do DF, sua gestão foi marcada pela transparência e pela ética. Ao final do seu mandato à frente da Comissão, por exemplo, o deputado não teve qualquer questionamento junto aos órgãos de fiscalização, como Ministério Público e Tribunal de Contas do DF.

Deputado Distrital Claudio Abrantes (PDT)

Presidente da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília - DF
Atualizado às 08h37 - Fonte: Climatempo
21°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 25°

21° Sensação
11 km/h Vento
88% Umidade do ar
90% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (20/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias