Domingo, 14 de Julho de 2024
(61) 99300-9675
Cultura Cultura

Chanceler da Eslovênia visita a CLDF

Na manhã desta sexta (05), a Câmara Legislativa recebeu a visita da ministra de Relações Exteriores e vice-primeira-ministra da Eslovênia Tanja Faj...

05/07/2024 20h51
Por: Redação Fonte: Agência CLDF
Foto: Reprodução/Agência CLDF
Foto: Reprodução/Agência CLDF

Na manhã desta sexta (05), a Câmara Legislativa recebeu a visita da ministra de Relações Exteriores e vice-primeira-ministra da Eslovênia Tanja Fajon e da embaixadora do país no Brasil, Mateja Kracun, que foram recebidas pela diretora da Escola do Legislativo (Elegis), Jane Marrocos. Mesmo em recesso parlamentar, a casa mantém aberta a exposição de 30 fotografias da jornalista Claudia Godoy acerca do projeto esloveno de proteção das abelhas no Quilombo África, na cidade de Moju (PA).

O país europeu leva como prioridade o cuidado com o meio ambiente, sustentabilidade, acesso universal à água e diversas outras questões ambientais e ecológicas. Pensando na apicultura para além de uma atividade comercial, segurança alimentar e proteção à  biodiversidade, a Eslovênia teve a iniciativa de propor, junto às Nações Unidas, o marco do dia 20 de maio como dia Internacional das Abelhas, data que é celebrada pela exposição fotográfica no Foyer do Plenário da CLDF.

Durante a visita, a chanceler Tanja Fajon concedeu entrevista à comunicação da Casa, quando ressaltou a participação ativa do país na proteção das abelhas.

“Prestamos muita atenção nos cuidados de abelhas, somos muito bons nisso, já que temos um know-how. O que realmente acreditamos e estamos tentando fazer, refletido nesta exposição e no projeto, é que as abelhas são polinizadoras muito importantes e protegem florestas e o meio ambiente em nossas vidas”, defendeu.

A comitiva da Eslovênia aproveitou a visita para conhecer mais a Casa, passando também pela Galeria das Parlamentares. A chanceler também usou do espaço para pedir mais representação feminina na política, lembrando que em 2022 a Eslovênia elegeu pela primeira vez uma mulher como presidente, Nataša Pirc Musar, que por sua vez posicionou mais mulheres em seu governo.

“Como primeira mulher ministra de Relações Exteriores da Eslovênia, eu estou tentando debater igualdade feminina e empoderamento, colocando isso em todos os aspectos da política. É muito importante que as mulheres sejam ativas, tenham condições de ser ativas e sejam encorajadas a fazer parte do processo de tomada de decisões, mas também engajadas na nossa vida”, ressaltou a ministra.


Ao fim da visita, a chanceler eslovena ainda conheceu um pouco mais da história do parlamento brasiliense, visitando o Painel Athos Bulcão, onde recebeu uma moldura com um dos azulejos originais do artista, presentes na primeira sede da CLDF.

As representantes do país europeu devem voltar ao DF no fim do recesso para fechar a exposição e para uma recepção e diálogo com o presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB).

Vinícius Vicente (estagiário) - Agência CLDF

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília, DF
Atualizado às 09h01
13°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 24°

12° Sensação
0.51 km/h Vento
72% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (15/07)

Mín. 14° Máx. 25°

Parcialmente nublado
Amanhã (16/07)

Mín. 14° Máx. 26°

Tempo limpo