Quarta, 19 de Junho de 2024
(61) 99300-9675
Esportes ESCALADA

Brasília recebe a segunda etapa da Copa Brasil de Escalada

O circuito de competições tem 5 etapas e somará pontos para o ranking brasileiro da modalidade

26/05/2023 16h08
Por: Redação Fonte: Da Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nos próximos dias 27 e 28 de maio, Brasília recebe a segunda etapa do circuito da Copa Brasil de Escalada. Disputado na modalidade Boulder, a competição acontecerá no ginásio UBT Escalada, na Asa Norte. As disputas, além de valerem pontos para o circuito e  ranking brasileiro de escalada, também serão válidas pelo ranking centro-oeste de boulder. 

A competição contará com 3 categorias: Principal, Amador e Infantil. Somente a categoria Principal contará pontos para o ranking da Copa Brasil. Para ranquear é necessário estar filiado à Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE), na categoria principal, pelo menos 24h antes do início da etapa. 

Para as categorias Amador e Infantil, a competição acontecerá no modelo festival, com 3 horas de escalada livre, nos mais de 40 desafios propostos pela organização. Cada desafio vale pontos ao ser completado. Ao final do tempo regulamentar, a pontuação final de cada atleta será a soma das 6 maiores pontuações obtidas.

Para a categoria Principal, as qualificatórias irão seguir o mesmo modelo de festival, mas os 6 melhores classificados avançarão para a final, que será disputada seguindo as regras oficiais da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC). Serão 4 desafios, que deverão ser escalados em um tempo máximo de 4 minutos cada. Ao final, o atleta com mais desafios finalizados, leva o título da etapa.

Alguns dos melhores atletas do país são esperados nesta etapa em Brasília. Felipe Pinto (GO), de apenas 18 anos, atleta destaque do Sub-20 da ABEE e finalista na primeira etapa em Belo Horizonte, promete brigar por um lugar no pódio da categoria principal. Iasmim de Queiroz, atleta “prata da casa” e campeã brasileira Sub-20 em 2021, é um dos destaques da categoria feminina.

O evento também espera revelar novos talentos com a categoria Infantil. Talentos como da pequena Milena Martins, de apenas 11 anos. Natural de São Sebastião, DF, ela é atleta de uma das turmas do projeto de base da ABEE, sediada na UBT Escalada em Brasília. Atualmente, Milena está buscando apoio para estar em todas as etapas válidas pela Copa Brasil e participar do Campeonato Brasileiro de Escalada Juvenil, em dezembro em Curitiba.

 

A Copa Brasil de Escalada

A Copa Brasil de Escalada teve sua primeira edição em 2022, com 6 etapas disputadas em 5 estados diferentes. Realizada pela Associação Brasileira de Escalada Esportiva, em parceria com os ginásios de escalada sede, a Copa Brasil movimentou o cenário de competições de escalada no país. 

Organizadas em conjunto com rankings estaduais,  categorias amadoras e infantis, as etapas criaram a oportunidade para muitos atletas disputarem sua primeira competição de escalada. 

Já no seu primeiro ano a Copa Brasil de Escalada ficou elegível para o Bolsa Atleta, devido aos bons índices de representatividade alcançados. Para 2023 a grande novidade é a inclusão do circuito no cálculo do Ranking Brasileiro de Escalada, que é a base para definir os atletas da Seleção Brasileira da modalidade. 

A UBT Escalada

A UBT Escalada têm hoje dois ginásios no Brasil, sendo um em Brasília e outro em Curitiba.

Os ginásios da marca são reconhecidos nacionalmente pela qualidade das linhas de escalada e do serviço oferecido aos clientes, além de ter sido sede de diversos campeonatos, incluindo o Campeonato Brasileiro de Boulder – ABEE, em 2014, etapas da Copa Brasil em 2022 e diversos eventos do Rankings Regionais.

Entre os serviços ofertados estão: aulas Kids, aulas de Escalada, aulas de circo, colônia de férias e festas infantis. 

A ABEE

Fundada em 2014, a Associação Brasileira de Escalada Esportiva é reconhecida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e é a entidade nacional filiada à Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC – International Federation of Sport Climbing). 

A Associação é responsável por manter ativo o Ranking Brasileiro de Escalada Esportiva, em parceria com ginásios, clubes e entidades atuantes no desenvolvimento e promoção da escalada esportiva de competição. 

A ABEE realiza regularmente os Campeonatos Brasileiros nas modalidades Boulder, Guiada e Velocidade e convoca anualmente a Seleção Brasileira de Escalada Esportiva. A entidade conta com os patrocínios da Prudential do Brasil e Galápagos Outdoor para representar o país em eventos internacionais.


SERVIÇO

UBTBloc - Copa Brasil de Escalada - 2ª Etapa
Local: UBT Brasília, SGAN 604 C - Clube de Vizinhança Norte
27 e 28 de Maio
Qualificatórias: 27/05 a partir das 8h
Finais: 28/05, 10h
Aberto ao público


CONTATOS

Carol Coelho - [email protected]
Neudson Aquino - [email protected]

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília, DF
Atualizado às 14h01
25°
Parcialmente nublado

Mín. 13° Máx. 25°

25° Sensação
3.6 km/h Vento
44% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)

Mín. 14° Máx. 26°

Tempo limpo
Amanhã (21/06)

Mín. 15° Máx. 26°

Tempo limpo