Quinta, 20 de Janeiro de 2022
(61) 99300-9675
Brasília CENSO

A fase de coleta para o Teste do Censo termina em Samambaia-DF e inicia-se a Pesquisa Pós-Enumeração

O IBGE iniciou, no dia 4 de novembro, testes para o Censo Demográfico 2022 em localidades nas 27 unidades da federação. Foram avaliados os equipamentos e sistemas de coleta, os questionários e a abordagem ao informante nos contextos locais.

30/11/2021 22h35
62
Por: Redação Fonte: Da Assessoria de Imprensa
Foto: Andressa Paulino da Silva Nascimento
Foto: Andressa Paulino da Silva Nascimento

No Distrito Federal, o teste ocorreu nas quadras QR 204, QR 206 e QR 208 de Samambaia Norte, distribuídos em 6 setores censitários e totalizando 1.772 domicílios. A coleta foi feita por 11 recenseadores que conseguiram levantar informações em 90,97% dos domicílios da região. Dentre as entrevistas realizadas, 94,73% foram presenciais e 0,06% por telefone. Já nesse primeiro levantamento, pode-se identificar um percentual maior de mulheres (51,96%) em relação aos homens (48,04%) para as quadras selecionadas, já dando indícios do que vem por aí em 2022.

Os testes incluíram todas as etapas do Censo, desde o treinamento dos recenseadores, montagem do posto de coleta, pesquisa do entorno, modelo misto de coleta (presencial, pela internet ou por telefone), mobilização dos moradores e comunicação com a mídia. A fase do recenseamento terminou no dia 29 de novembro, dentro do prazo esperado. Agora tem início a fase da Pesquisa de Pós-Enumeração, que avalia a cobertura e a qualidade da coleta de dados do estudo censitário, e com prazo de finalização em dezembro.

“Tivemos uma grande receptividade dos moradores de Samambaia. Somos muito gratos pela colaboração de todos. Agora o Teste do Censo continua com a PPE (Pesquisa de Pós-Enumeração) e a participação da população de Samambaia é fundamental para uma vez mais conseguimos fechar a pesquisa com êxito”, menciona Marcelo Alessandro Nunes, coordenador Operacional do censo no Distrito Federal.

Todos os cuidados sanitários foram observados pelos recenseadores durante o teste de homologação, seguindo protocolos sanitários de segurança contra a Covid-19 (uso de máscara, higienização das mãos e equipamentos com álcool em gel e distanciamento social). Uma ferramenta muito útil testada foi a confirmação da identificação do recenseador pelo QR code em seu crachá, que imediatamente, fornecia as informações sobre ele disponíveis no site respondendo.ibge.gov.br. Uma maneira rápida e eficaz de conferir a identificação do recenseador.

Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas pelos moradores aos recenseadores são confidenciais e o sigilo é garantido. Mais informações sobre o censo estão disponíveis em: https://censo2022.ibge.gov.br/ 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Brasília - DF
Atualizado às 01h09 - Fonte: Climatempo
22°
Alguma nebulosidade

Mín. 18° Máx. 30°

22° Sensação
7 km/h Vento
69% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (21/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (22/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias