Quarta, 08 de Dezembro de 2021
(61) 99300-9675
Política BOLSONARO-LULA

Bolsonaro contesta comparação de sua viagem com a de Lula

Bolsonaro afirmou que sua viagem pelo Oriente Médio foi altamente positiva

18/11/2021 10h53
40
Por: Redação Fonte: Folhapress
Foto: Ricardo Stucker / Instituto Lula / Reuters
Foto: Ricardo Stucker / Instituto Lula / Reuters

DOHA (QATAR (FOLHAPRESS) - O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ironizou nesta quinta-feira (18) no Qatar as comparações que foram feitas entre seu giro pelo Oriente Médio e a recepção ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Europa.

"Eu vi na Globo News: 'Bolsonaro decepciona, Lula é um sucesso'. Ah, pelo amor de Deus", declarou, antes de embarcar de volta ao Brasil.

O presidente brasileiro encerrou uma viagem de seis dias por três países. Além do Qatar, esteve também nos Emirados Árabes Unidos e no Bahrein. Ele se encontrou com autoridades locais e empresários, além de ter visitado eventos como uma feira do setor aéreo e a Expo 2020, em Dubai.

Simultaneamente, Lula, provável adversário do presidente na eleição do ano que vem, teve vasta agenda na Europa, onde visitou o Parlamento Europeu e foi recebido com honras de chefe de Estado pelo presidente da França, Emmanuel Macron.

A coincidência levantou comparações entre as duas viagens e observações de que, enquanto o petista visitava líderes democraticamente eleitos, Bolsonaro encontrava ditadores do golfo Pérsico.

Na véspera, antes de visitar o estádio que sediará a final da Copa do Mundo do ano que vem, no Qatar, Bolsonaro já havia alfinetado o périplo do petista. "O Lula tem que andar pelo Brasil", disse o presidente.

Bolsonaro afirmou que sua viagem pelo Oriente Médio foi altamente positiva. "Excelente viagem. Conversas excepcionais", declarou, sem entrar em muitos detalhes a respeito do que foi tratado com os líderes árabes. "O que é reservado é reservado", disse.

De acordo com o presidente, a imagem internacional do Brasil é muito boa, e o país vem tendo protagonismo crescente no palco global. "O Brasil cada vez mais assumiu destaque no mundo. Há um grande interesse em várias áreas, em especial o agronegócio, a necessidade de segurança alimentar".

O governo brasileiro é alvo de críticas por vários atores internacionais, sobretudo na área ambiental e com relação à gestão da pandemia da Covid-19, entre outros temas.

Bolsonaro, no entanto, reafirmou que seu governo goza de credibilidade. "Só o tratamento dispensado para nós [na viagem], e nós a eles demonstra que vivemos uma boa fase", disse.

Ele reforçou também uma das declarações mais polêmicas que deu durante o giro, quando disse a uma plateia de investidores em Dubai que a Amazônia não pega fogo. Isso contraria dados obtidos por satélite que constatam crescimento de focos de incêndio na floresta.

"Quero te convidar para ir com um galão de gasolina no coração da floresta Amazônica e ver se pega fogo. Não pega fogo. Vocês [imprensa] continuam batendo na tecla de falar mal do Brasil".

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília - DF
Atualizado às 13h30 - Fonte: Climatempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 28°

27° Sensação
6 km/h Vento
58% Umidade do ar
80% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (09/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (10/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias