Quarta, 08 de Dezembro de 2021
(61) 99300-9675
Brasília COVID-19

Cuidados com a covid-19 ainda devem ser observados nos hospitais

Com a continuidade da pandemia, precaução de profissionais e pacientes é importante para preservação da saúde

18/11/2021 09h05 Atualizada há 3 semanas
51
Por: Redação Fonte: Ascom Diagnose/IGES-DF
Foto:Davidyson Damasceno/Ascom IgesDF
Foto:Davidyson Damasceno/Ascom IgesDF

Por: Redação

Desde o início da pandemia da Covid-19, muitos têm sido os avanços no combate à doença. A vacinação, inclusive, tem trazido uma redução significativa no número de vítimas. No entanto, esses progressos não significam que a sociedade esteja livre da pandemia. Os cuidados devem continuar sendo adotados pelos profissionais de saúde e pacientes, especialmente, em ambientes clínicos e ambulatoriais.

“Desde a sala de espera até a saída do paciente, os cuidados são indispensáveis no intuito de contribuir com a saúde da população e com a prevenção dos casos de Covid-19”, explica a enfermeira Iharlen de Oliveira, gerente de Assistência da Diagnose, empresa prestadora de serviços de imagens e radiodiagnóstico nas unidades de pronto atendimento (UPAs), no Hospital de Base (HB) e Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), administrados pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF).

Iharlen ressalta que a luta contra a doença deve ser encarada de forma responsável tanto pelos profissionais quanto pelos pacientes. “Cabe a nós tomar todas as medidas, e compartilhá-las com quem atendemos. Por exemplo, mantendo o distanciamento e o uso de máscaras nas salas de espera e nos demais locais”, explica.

Profissionais de saúde e pacientes devem manter o distanciamento social e cumprir os protocolos institucionais de prevenção e cuidados, seguindo os avisos afixados em nas unidades que orientam a todos.

Dentro das salas de exames, a prevenção é contínua. Iharlen relata que a desinfecção deve ser uma rotina inarredável, bem como a otimização do tempo de realização dos exames. “Entre um paciente e outro, desinfectamos todas as superfícies, equipamentos etc. Para isso, utilizamos produtos especiais, soluções capazes de desinfetar os espaços e aparelhos, regularmente”, diz.

Outra medida que deve ser sempre observada é a utilização de EPIs descartáveis. “Isso é importante tanto para a saúde dos profissionais quanto para a dos pacientes”, adverte Iharlen. “Tanto no momento de colocar o Equipamento de Proteção Individual quanto na hora de retirar e descartar, as precauções devem ser observadas cuidadosamente”, alerta.

Para completar, a higienização corporal é imprescindível. “O cuidado com as mãos, a lavagem com água e sabão e higienização com álcool é uma rotina que deve ser mantida abundante e rigorosamente. E, da mesma forma, deve-se evitar tocar o rosto e máscara com as mãos”, recorda.

Como recado final, Iharlen diz que o cidadão pode contribuir com os cuidados adotados nas clínicas e demais estabelecimentos de saúde. “Além de adotar os procedimentos, os pacientes também devem estar atentos sobre a disponibilidade de realização deles nos pontos de saúde, como clínicas e hospitais. Unidos, seremos sempre mais fortes contra a pandemia, que ainda não se encerrou”, conclui Iharlen.

Edição: Ailane Silva

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília - DF
Atualizado às 13h10 - Fonte: Climatempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 28°

27° Sensação
6 km/h Vento
58% Umidade do ar
80% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (09/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (10/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias