Quinta, 23 de Setembro de 2021
(61) 99300-9675
Saúde ESTRESSE

O ESTRESSE SERIA UMA BOMBA-RELÓGIO INVISÍVEL?

Como acontece no ser humano o processo do estresse? Vejamos tudo sobre este tema, em detalhes. A palavra ESTRESSE vem do inglês STRESS, está diretamente ligado a uma relação entre o indivíduo e o meio em que se vive.

14/09/2021 21h06
77
Por: Redação Fonte: Da Assessoria de Imprensa
Ilustração: Alvaro Neto
Ilustração: Alvaro Neto

Por LOWRY LANDI

Como acontece no ser humano o processo do estresse? Vejamos tudo sobre este tema, em detalhes. A palavra ESTRESSE vem do inglês STRESS, está diretamente ligado a uma relação entre o indivíduo e o meio em que se vive. E com isso fica explicitado ser uma relação entre o indivíduo o meio em que se vive. Em verdade se apresenta como um resultado de uma relação que o nosso organismo tem quando estimulado por fatores externos desfavoráveis. Mas não é algo novo ou difícil de ser encontrado, pois existe desde os tempos mais remotos e permanecem em todas as partes do mundo, independente de etnias, classes sociais, faixa etária e outros fatores.

Do inglês a palavra stress significa tensão; ênfase; enfatizar, acentuar algo que estressa é estressante.

O estresse, seja ele de natureza física, psicológica ou social, é composto por um conjunto de reações fisiológicas que se exageradas em intensidade ou duração podem levar a um desequilíbrio no organismo. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação à situações novas. Não é desencadeado apenas por uma única complicação e, sim, na maioria das vezes, devido ao acúmulo de múltiplos fatos externos e internos que, somados, resultam numa sobrecarga ao organismo. Fatores como o trânsito nas grandes cidades, trabalho excessivo, prazos, contas, chefes, companheiros, locais agitados, pressão social, doenças físicas, má alimentação, enfim, necessidades não satisfeitas e uma vida sob pressão.

Para facilitar, podemos dividir esses fatores em físico, psíquico-emocionais, de interferência paranormal (decorrente de terapia de grupo, por exemplo) e até fenômenos da natureza, (como dirigir um carro dentro de um atoleiro, por exemplo). São tão diversificados que se manifestam em ocasiões ristes e alegres, boas ou ruins, como, por exemplo, a morte de um ente querido ou uma promoção no trabalho (influência psicológica). Um dos maiores fatores estressantes é a grande quantidade de atividades a serem feitas. Sabemos em função de pesquisas realizadas por grandes universidades que o ser humano moderno está mais preocupado em possuir do que em ser. Por isso, nos deparamos com o número crescente de pessoas com excesso de trabalho e estresse prolongado que ocasiona a Síndrome de BURNOUT (comportamento agressivo e irritadiço), presente na maioria da população.

No entanto, é relativo em vista das porções de dificuldades que cada ser humano é capaz de suportar administrar até um certo limite. Quando a agressão é formada por vários acontecimentos, o jeito de agir numa área pode tornar-se semelhante a todos que estão expostos, mas, por outro lado, cada indivíduo terá, também, uma reação subjetiva, chamada de COPING, que é o conjunto das estratégias utilizadas pelas pessoas para adaptarem-se a circunstâncias adversas ou estressantes.

Quando se ultrapassa a barreira do uso adequado do estresse, o organismo humano começa a sentir as consequências e baixa a resistência do sistema imunológico, que nos protege das infecções. Assim, ficamos mais propensos a adquirir todo tipo de doença, inclusive resfriados. 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília - DF
Atualizado às 08h00 - Fonte: Climatempo
22°
Tempo aberto

Mín. 19° Máx. 34°

22° Sensação
15 km/h Vento
65% Umidade do ar
67% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias