Segunda, 21 de Junho de 2021
(61) 99300-9675
Política ALVO

Ministro Ricardo Salles poderá ser preso nessa semana

Deve-se o temor a um despacho assinado por Alexandre de Moraes nesta sexta-feira (4). Nele, o magistrado pede à Procuradoria-Geral da República que se manifeste em cinco dias sobre a hipótese de impor medidas cautelares a Ricardo

06/06/2021 17h49
121
Por: Redação Fonte: Do UOL, da coluna de Josias de Souza
O ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente). Foto: Marcello Casal Jr./Agência Br
O ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente). Foto: Marcello Casal Jr./Agência Br

Mantido no cargo mesmo depois de se tornar alvo de dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal, o ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) escalou o topo das preocupações de Bolsonaro e do seu staff palaciano. O Planalto receia que Alexandre de Moraes, relator de um dos processos que correm contra Salles na Suprema Corte, esteja se equipando para afastar o investigado do cargo e expedir contra ele um mandado de prisão preventiva.

Deve-se o temor a um despacho assinado por Alexandre de Moraes nesta sexta-feira (4). Nele, o magistrado pede à Procuradoria-Geral da República que se manifeste em cinco dias sobre a hipótese de impor medidas cautelares a Ricardo Salles. O motivo seria a recusa de Salles de entregar seu aparelho de celular à Polícia Federal durante operação de busca e apreensão realizada há duas semanas.

Moraes agiu após receber "notícia de fato" protocolada no Supremo por uma advogada. No seu despacho, o ministro reproduz as alegações da peça. Anota que, "ao ocultar seu celular e mudar o número de telefone no curso das investigações", Ricardo Salles incorreu, em tese, "em tipos penais e de improbidade administrativa, visando obstruir a aplicação da lei penal e embaraçando a investigação de organização criminosa transnacional".

Neste inquérito, Salles é acusado de favorecer empresas que exportaram madeira ilegalmente para os Estados Unidos. A tentativa de obstruir as investigações pode levar ao seu "afastamento cautelar", seguido de prisão. O que se analisa é a hipótese de "prisão em flagrante", pois o ministro "continua descumprindo a ordem" de entregar o celular, contida no mandado de busca e apreensão.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília - DF
Atualizado às 12h26 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 27°

26° Sensação
7 km/h Vento
37% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Quarta (23/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias